Se educação é a resposta. Qual era a pergunta?

Autores

  • Carlos Alberto Molinaro

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v1i1.593

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação, Empoderamento

Resumo

A proposta principal deste paper está em que uma educação em direitos humanos conduz a uma cultura de direitos humanos e, conseqüentemente, a uma sociedade civil estável. Educação em direitos humanos está se tornando um ingrediente essencial para todas as sociedades no mundo de modo a encorajar o respeito e a tolerância a estes ao nosso redor, e a construir cidadãos comprometidos com o futuro dos direitos humanos e com a proteção ativa da dignidade da pessoa humana. Educação em direitos humanos pressente claramente não uma educação em direitos humanos como um fim em si mesmo, mas como um processo de apoderamento, um meio de transformação, e um mecanismo para chamar a atenção para os abusos. Assim, uma efetiva educação em direitos humanos tem dois objetivos essenciais: aprendendo sobre direitos humanos e aprendendo para direitos humanos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Molinaro

Doutor em Direito, summa cum laude, com “menção européia” pelo Departamento de Direito Público da Universidade “Pablo de Olavide” de Sevilha, Espanha. Mestre e Especialista em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor na Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da FADIR-PUCRS e no Doutorado em Direitos Humanos da UPO-ES. (carlos.molinaro@pucrs.br).

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Publicado

2007-03-25

Como Citar

Molinaro, C. A. (2007). Se educação é a resposta. Qual era a pergunta?. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 1(1), 120–140. https://doi.org/10.30899/dfj.v1i1.593

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