A dignidade da pessoa humana como princípio rizomático fontal

Desafios e perspectivas em um mundo globalizado

Autores

  • Aloísio Krohling
  • Alcenir José Demo

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v5i16.363

Palavras-chave:

Direitos Humanos Fundamentais, Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, Controle Judicial de Políticas Públicas

Resumo

Vivemos, hodiernamente, em um mundo globalizado, cuja situação fática se apresenta, às escâncaras, como um caminho sem volta. Diante disso, urge que seja encetada uma releitura acerca da efetivação dos Direitos Humanos e dos Direitos Fundamentais para este mundo globalizado, tendo por paradigma o princípio da dignidade de pessoa humana. Aliás, tem sido este o principal problema que vem provocando os juristas do mundo inteiro a uma reflexão jurídico-filosófica, notadamente os filósofos do direito que contam com uma formação humanista, a exemplo de Joaquín Herrera Flores. Não foi por outra razão que Frantz Fanon, atento à questão em voga, conclamou a todos, in verbis: “[...] Abandonemos essa Europa que não para de falar no homem, ao mesmo tempo que o massacra onde quer que o encontre, em todos os cantos de suas ruas limpas, em todos os cantos do mundo.”3 Eis, portanto, o móvel determinante da elaboração deste artigo. Serão aqui analisados os direitos humanos fundamentais no mundo globalizado, bem como a dignidade da pessoa humana como princípio rizomático e norteador da implementação de tais direitos, figurando o Poder Judiciário como órgão estatal responsável pelo controle das respectivas políticas públicas.

Biografia do Autor

Aloísio Krohling

Aloísio Krohling é Pós-Doutor em Filosofia Política, possui Doutorado em Filosofia pelo Instituto Santo Anselmo em Roma. Mestre em Teologia e Filosofia pela Universidade Gregoriana - Roma, Itália. Mestre em Sociologia Política (Escola de Sociologia e Política de São Paulo). É professor de Filosofia do Direito do Programa de Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória, (FDV- E. Santo) e pesquisador na linha de pesquisa Estado e Sociedade e direitos humanos. E-mail: krohling@gmail.com

Alcenir José Demo

Mestrando em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDVE. Santo), Pós-Graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil pela FADISP (convênio com a CONSULTIME e EMES) e Juiz de Direito no Estado do Espírito Santo. Ex-professor da UNILINHARES, FANORTE; atualmente, é professor de Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação, na Faculdade Brasileira (UNIVIX- E. Santo) e Faculdade de Novo Venécia (UNIVEN- E. Santo). E-mail: alcenirjdemo@uol.com.br.

Referências

ALEXY, Robert. Colisão de Direitos Fundamentais e Realização de Direitos Fundamentais no Estado de Direito Democrático. Trad. Luís Afonso Heck. Revista de Direito Administrativo, vol. 217.
BARCELLOS, Ana Paula de. A Eficácia Jurídica dos Princípios Constitucionais. O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
BARROSO, Luís Roberto. Da Falta de Efetividade à Judicialização Excessiva: direito à saúde, fornecimento gratuito de medicamentos e parâmetros para a atuação judicial. In: MARTEL, Letícia de Campos Velho (org.). Estudos Contemporâneos de Direitos Fundamentais. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009.
BEZERRA LEITE, Carlos Henrique. Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2010.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. São Paulo: Malheiros, 1997.
______. O Direito à Paz como Direito Fundamental da Quinta Geração. Revista Interesse Público. Ano VIII, nº 40, 2006.
BUCCI, Maria Paula Dallari. As Políticas Públicas e o Direito Administrativo. Revista Trimestral de Direito Público. São Paulo: Malheiros Editores.
CAMBI, Eduardo. Neoconstitucionalismo e Neoprocessualismo – direitos fundamentais, políticas públicas e protagonismo judiciário. São Paulo: RT, 2010.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003.
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo, 16. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2006.
CORDEIRO, Vera. Justiça Social e Econômica. Revista Jurídica CONSULEX. Ano XIV. Nº 329. 1º de outubro/2010.
CRUSCA, João Francisco. Violação dos Direitos Humanos. Revista Adpesp. Ano 19. Nº 26. Dezembro de 1998.
DE PLÁCIDO e Silva. Vocabulário Jurídico. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1989.
FABRIZ, Daury César. Bioética e Direitos Fundamentais: a bioconstituição como paradigma ao biodireito. Belo Horizonte: Mandamentos, 2003.
FAGUNDES, Miguel Seabra. O Controle dos Atos Administrativos do Poder Judiciário. 7. ed. Atualizada por Gustavo Binenbojm. Rio de Janeiro: Forense, 2005.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos Humanos Fundamentais. São Paulo: Saraiva, 1996.
FIGUEIREDO, Marcelo. O Controle das Políticas Públicas pelo Poder Judiciário no Brasil – uma visão geral. Revista de Interesse Público, ano 9, nº 44, jul./ago. 2007. Belo Horizonte: Fórum, 2007.
FLORES, Joaquín Herrera. Teoria Crítica dos Direitos Humanos: os direitos humanos como produtos culturais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.
GRINOVER, Ada Pellegrini. O Controle de Políticas Públicas pelo Poder Judiciário. In: O Processo – estudos e pareceres. 2. ed. São Paulo: DPJ Editora, 2009.
HERKENHOFF, João Baptista. Filosofia do Direito. Rio de Janeiro: GZ Editora, 2010.
JORGE NETO, Nagibe de Melo. O Controle Jurisdicional das Políticas Públicas: concretizando a democracia e os direitos fundamentais. Salvador: JUSPODIVM, 2008.
KROHLING, Aloísio. A Ética da Alteridade e da Responsabilidade. Curitiba: Juruá, 2011.
______. A Ética como Descoberta do Outro. Curitiba: CRV, 2010.
LEÃO, Renato Zerbini Ribeiro. Erradicação da Pobreza extrema à luz dos Direitos Humanos. Revista Jurídica CONSULEX. Ano XIV. Nº 330. 15 de outubro/2010.
LÉVINAS, Emmanoel. Humanismo do outro Homem. 3. ed. Trad. Pergentino S. Pivatto (coord.) et all. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009.
MARINONI, Luiz Guilherme. Teoria Geral do Processo. V. I. 3. ed. São Paulo: RT, 2008.
MATTOS, Guilherme José de. Da Proteção dos Direitos Humanos. Revista Adpesp. Nº 8. 2º semestre de 1982.
MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade. São Paulo: Saraiva, 2007.
MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. V. IV, 3. ed. Coimbra: Coimbra Editora, 2000.
MÜLLER, F. Quem é o povo? A Questão Fundamental da Democracia. 2. ed. Trad. Peter Naumann. São Paulo: Max Limonad, 2000.
NERY JÚNIOR, Nelson; ANDRADE NERY, Rosa Maria de. Constituição Federal Comentada e Legislação Constitucional. São Paulo: RT, 2006.
PEDRA, Adriano Sant'ana. Povo e Liberdade. In: A Constituição Viva: poder constituinte permanente e cláusulas pétreas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2005.
PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Princípio da Dignidade Humana. In: Dos Princípios Constitucionais. LEITE, George Salomão (Coord.). 2. ed. Rev. e atual. São Paulo: Método, 2008.
SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1998.
______. Dignidade da Pessoa Humana e "novos" Direitos na Constituição Federal de 1988: algumas aproximações. In: MARTEL, Letícia de Campos Velho (Org.). Estudos
Contemporâneos de Direitos Fundamentais. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009.
SARLET, Ingo Wolfgang; FENSTERSEIFER, Tiago. Estado Socioambiental e Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2010.
TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. O Direito Internacional em um Mundo em Transformação. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

Downloads

Publicado

2011-09-30

Como Citar

Krohling, A., & Demo, A. J. (2011). A dignidade da pessoa humana como princípio rizomático fontal: Desafios e perspectivas em um mundo globalizado. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 5(16), 136–164. https://doi.org/10.30899/dfj.v5i16.363