O direito fundamental à razoável duração do processo e a legitimidade do judiciário
O papel do juiz no contexto da jurisdição virtual e a estrutura simbólica do direito
DOI:
https://doi.org/10.30899/dfj.v7i23.263Palavras-chave:
Duração Razoável do Processo, Direitos Fundamentais, Sociedade Virtual, Jurisdição Virtual, Processo Eletrônico, Poder JudiciárioResumo
O texto aborda o direito fundamental à razoável duração do processo e a necessária reflexão a respeito dos aspectos simbólicos do direito, bem como a tensão entre o processo como contraditório e como jurisdição. Neste contexto, o Juiz atua como importante elemento na concretização dos direitos fundamentais. O Poder Judiciário tem se utilizado de ferramentas computacionais e da rede mundial de computadores com a justificativa de que busca conferir maior celeridade ao processo. A sociedade contemporânea está inserida, em maior ou menor intensidade, numa realidade virtual e o processo judicial encontra-se igualmente imerso nesta realidade. Subsiste uma necessária reflexão acerca da reestruturação do campo simbólico jurídico e do papel do Juiz como elemento fundamental nesta nova realidade.
Referências
BRANDÃO, Cláudio Mascarenhas. Processo Eletrônico na Justiça do Trabalho in: CHAVES, Luciano Athayde. Curso de Processo do Trabalho. São Paulo: LTr, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa.
______. Código de Processo Civil.
CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. A Sociedade em Rede, v. 1, 6. ed., São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHAUÍ, Marilena. Roberto Lyra Filho ou da Dignidade Política do Direito in: LYRA, Doreodó Araujo. Desordem e Progresso: estudos sobre o Direito em homenagem a
Roberto Lyra Filho, na ocasião do seu 60º aniversário. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1986.
CHAVES, Luciano Athayde. Curso de Processo do Trabalho. São Paulo: LTr, 2009.
WEBER, Max. Economia e Sociedade. V. II.
CHAVES JÚNIOR, José Eduardo de Resende. Comentários à Lei do Processo Eletrônico. São Paulo: LTr, 2010.
HOMMERDING, Adalberto Narciso. Fundamentos para uma Compreensão Hermenêutica do Processo Civil. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2007.
NERY JÚNIOR, Nelson. Princípios do Processo na Constituição Federal: processo civil, penal e administrativo. 9. ed., São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.
LÉVY, Pierre. O que é o Virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.
SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. 2. ed., Porto Alegre, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acesso ao conteúdo do periódico, favor entrar em contato com:
Editora Fórum
0800 704 3737
vendas@editoraforum.com.br