Gilmore vs. Urofsky, 216 F.3d 401 (4th Cir. 2000) o conflito entre as dimensões individual e institucional da liberdade acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.30899/dfj.v8i29.190Palavras-chave:
Liberdade Acadêmica, Direito Subjetivo, Autonomia InstitucionalResumo
Este estudo propõe-se a discutir o conflito subjacente à proteção jurídica da designada liberdade acadêmica no que toca às suas dimensões individual e institucional. Trata-se de análise de caso realizada a partir de Gilmore vs. Urofsky, com o qual se ocupou o Tribunal de Apelação do Quarto Circuito, no ano 2000. Em derredor do caso, a discussão fincou-se no significado e alcance da proteção à liberdade acadêmica nos EUA, confrontando a tônica conferida pela Declaração de Princípios para a Liberdade Acadêmica (1915), elaborada pela Associação de Professores Universitários Americanos – AAUP, e a interpretação, contumaz no âmbito da jurisprudência da Suprema Corte, no sentido de que se trata de uma liberdade decorrente da Primeira Emenda. O voto do Judge Wilkins arrimou a posição majoritária do Tribunal pela inexistência de um direito subjetivo à liberdade acadêmica. O caso destoa da abordagem que reconhece a titularidade de tal direito a docentes e, em virtude disso, configura importante argumento contrapositivo.
Referências
BELOFF, Michael J. Academic Freedom - rhetoric or reality?. Denning Law Journal. v. 22, 2010.
DWORKIN, Ronald. Por que liberdade acadêmica? In: DWORKIN, Ronald. O Direito da Liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
______. Por que liberdade de expressão? In: DWORKIN, Ronald. O Direito da Liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FISH, Stanley. But We’re Professors: Academic Freedom and Public Employee Law in the United States. Palestra proferida em 10 de outubro de 2014, Theatre London School of Hygiene & Tropical Medicine Keppel St, Bloomsbury. Disponível em: <https://huffduffer.com/sapolion/185735>. Acesso em: 10 nov. 2014.
LEWIS, Anthony. Liberdade para as Ideias que Odiamos. Uma Biografia da Primeira Emenda à Constituição Americana. São Paulo: Aracati, 2011.
MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel; SARLET, Ingo Wolfgang. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.
POST, Robert C. Democracy, Expertise, and Academic Freedom. Yale: Yale University Press, 2012.
______. Discipline and Freedom in the Academy. Arkansas Law Review. v. 65, 2012.
RABBAN, David. A Functional Analysis of “individual” and “institutional” Academic Freedom under the first Amendment. Law and Contemporary Problems. v. 53, nº 3,
1990.
RENDLEMAN, Doug. Academic Freedom in Urofsky's Wake: Post September 11 Remarks on “Who Owns Academic Freedom?. Wash. & Lee l. Rev. v. 59, 2002.
SCHAUER, Frederick. The Permutations of Academic Freedom. Arkansas Law Review. v. 65, 2012.
SHEPPARD, Steve. Academic Freedom: A Prologue. Arkansas Law Review. v. 65, 2012.
STULLER, W. Stuart. High School Academic Freedom: The Evolution of a Fish Out of Water. Neb. L. Rev. v. 77, 1998.
USA. Code of Virginia. Disponível em: <https://leg1.state.va.us/cgi-bin/legp504.exe?000+cod+2.2-2827>. Acesso em: 28 nov. 2014.
______. Fourth Circuit Court of Appeals. Gilmore vs. Urofsky, 216 F.3d 401, 2000. Disponível em: <http://caselaw.findlaw.com/us-4th-circuit/1434020.html>. Acesso em: 28 nov. 2014.
______. Rules of the Supreme Court of the United States. Disponível em: <http://www.law.cornell.edu/rules/supct/rule_10>. Acesso em: 29 nov. 2014.
______. Supreme Court. New York Times vs. Sullivan, 376 U.S. 254, 1964. Disponível em: <http://www.law.cornell.edu/supremecourt/text/376/254>. Acesso em: 30 nov. 2014.
______. Supreme Court. Pickering vs. Board of Education, 391 U.S. 563, 1968. Disponível em: <http://caselaw.lp.findlaw.com/scripts/getcase.pl?navby=CASE&court=US&vol=391&page=563>. Acesso em: 10 nov. 2014.
______. Supreme Court. Sweezy vs. New Hampshire, 354 U.S. 234, 1957. Disponível em: <http://caselaw.lp.findlaw.com/scripts/getcase.pl?court=US&vol=354&invol=234>. Acesso em: 07 nov. 2014.
______. US District Court for the Eastern District of Virginia. Urofsky vs. Allen, 995 F.Supp. 634, 1998. Disponível em: <http://www.loundy.com/CASES/Urofsky_v_Allen.html>. Acesso em: 28 nov. 2014.
VIRGINIA’S legislative information system. Disponível em: <http://lis.virginia.gov/cgi-bin/legp604.exe?961+ful+CHAP0382>. Acesso em: 28 nov. 2014.
WRIGHT, R. George. The Emergence of First Amendment Academic Freedom. Neb. L. Rev. nº 85, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acesso ao conteúdo do periódico, favor entrar em contato com:
Editora Fórum
0800 704 3737
vendas@editoraforum.com.br