ACEITABILIDADE DO NUDGING

A NECESSIDADE DE UMA RESPOSTA MULTIDIMENSIONAL

Autores

  • Nicolo Zingales
  • Erica Brito Bakonyi FGV Direito Rio

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v16i1.1322

Palavras-chave:

nudge, arquitetura de escolha, vulnerabilidade, proteção de dados pessoais, decisões automatizadas

Resumo

Com a ascendência da inteligência artificial, acompanhada pelo aumento de decisões automatizadas com impacto direto na esfera de direitos e liberdades dos indivíduos, torna-se fundamental assegurar a preservação da autonomia desses em respetivas interações, tanto de mercado, quanto inter-relacionais de natureza social. Embora já exista uma discussão robusta na literatura de regulação sobre o potencial impacto da arquitetura de escolha sobre o processo decisório individual, o debate das implicações legais do uso massivo de dados e dos algoritmos para personalizar a estratégia aplicada ao nudge permanece ainda embrionário. Nesse contexto, objetiva-se providenciar parâmetros para delimitar o âmbito de influência permitida nas escolhas do indivíduo, bem como indicar a medida na qual tais métricas poderiam ser efetivadas na aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados. Destacar-se-ão as recentes propostas legislativas sobre a matéria e refletir-se-á sobre as possibilidades de viabilizar um controle adequado sobre as formas de interferência indevida nas decisões de pessoas vulneráveis.

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Publicado

2022-10-20

Como Citar

Zingales, N., & Bakonyi, E. B. (2022). ACEITABILIDADE DO NUDGING: A NECESSIDADE DE UMA RESPOSTA MULTIDIMENSIONAL. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 16(1). https://doi.org/10.30899/dfj.v16i1.1322