“À ESCOLA NÃO É DADO ESCOLHER, SEGREGAR, SEPARAR, MAS É SEU DEVER ENSINAR, INCLUIR, CONVIVER”
A ANÁLISE DOS ARGUMENTOS DOS MINISTROS DO STF NO JULGAMENTO DA ADI 5.357
DOI:
https://doi.org/10.30899/dfj.v15i45.833Palavras-chave:
ADI 5.357 STF, Pessoas com deficiências, Direito à educação, Educação inclusiva, Escolas particularesResumo
Este artigo visa analisar os motivos explicitados no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 5.357 para a improcedência do pedido, vez que o Supremo Tribunal Federal julgou pela constitucionalidade do artigo 28, §1º e do artigo 30 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o qual veda às instituições privadas de ensino a recusa de matrícula de pessoas com deficiência, bem como a cobrança de adicional de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas. A análise será traçada a partir do conceito biopsicossocial de deficiência do artigo 2º da LBI, considerando-a quanto aos impedimentos de longo prazo e suas interações com uma ou mais barreiras. Para tanto, será estudada a educação inclusiva no Brasil à luz da Constituição Federal de 1988 e da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, os principais instrumentos normativos que orbitam o julgamento discutido. Em seguida, dissecará os artigos condizentes ao direito à educação na LBI, os quais levaram à propositura da ADI n. 5.357. Por fim, serão estudadas as motivações no acórdão que declarou a constitucionalidade dos artigos supracitados, relacionando-os às legislações e aos documentos anteriormente expostos, buscando entender quanto da matéria de educação inclusiva foi discutida pelos Ministros.
Referências
BECO, Gauthier de. The indivisibility of human rights and the Convention on the Rights of Persons with Disabilities. International and Comparative Law, v. 68, p. 141-160, jan. 2019.
BITTAR; Eduardo Carlos Bianca. Da educação. In: MORAES, Alexandre de et al. Constituição Federal comentada. Rio de Janeiro: Forense, 2018.
BRAGA, Janine de Carvalho Ferreira; FEITOSA, Gustavo Raposo Pereira. Direito à educação da pessoa com deficiência: transformações normativas e a expansão da inclusão no Brasil. Revista de Direitos Humanos e Democracia, ano 4, n. 8, p. 310-370, jul./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.21527/2317-5389.2016.8.310-370. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6335. Acesso em: 07 nov. 2019.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 ago. 2019. Acesso em: 03 nov. 2019.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 nov. 2019.
BRASIL. Decreto Legislativo n. 186, de 09 de julho de 2008; Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência: protocolo facultativo à convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. 4 ed. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, 2011.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 03 nov. 2019.
BRASIL. Mensagem n. 246, de 06 de julho de 2015. Comunicação de veto parcial do Projeto de Lei n. 6, de 2003 (n. 7.6999 na Câmara dos Deputados), que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2015/lei-13146-6-julho-2015-781174-veto-147472-pl.html. Acesso em: 17 nov. 2019.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. A Constituição e o Supremo. 5 ed. Brasília: STF, Secretaria de Documentação, 2016.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 5357 (0005187-75.2015.1.00.0000) do Distrito Federal. Relator Ministro Edson Fachin. 2016. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=4818214. Acesso em: 03 nov. 2019.
COSTA, Dayanne Caroline Máximo da. Os direitos da pessoa com deficiência no contexto da educação inclusiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) – Centro Universitário Tabosa de Almeida, Caruaru, 2016.
CRUZ, Deusina Lopes da. Família, deficiência e proteção social: mães cuidadoras e os serviços do Sistema Único da Assistência Social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social) – Escola Nacional de Administração Pública, Brasília, 2011.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos humanos e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.
DINIZ, Fernanda Paula; SOUZA, Raquel Menezes de. A educação inclusiva no ensino regular no Brasil: aspectos legais e desafios a serem enfrentados pela pessoa com deficiência para o efetivo exercício de um direito fundamental. In: FREITAS, André Vicente Leite de; DINIZ, Fernanda Paula; RIBEIRO, Thiago Helton Miranda (Orgs.). Direitos da pessoa com deficiência: estudos em homenagem ao professor Daniel Augusto dos Reis. Pará de Minas: VirtualBooks, 2018.
ESCUDERO, Juan M.; MARTÍNEZ, Begoña. Educación inclusiva y cambio escolar. Revista Iberoamericana de Educacion, n. 55, p. 85-105, jan./abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.35362/rie550526. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/526. Acesso em: 04 nov. 2019.
FARIAS, Cristiano Chaves de; CUNHA, Rogério Sanches; PINTO, Ronaldo Batista. Estatuto da pessoa com deficiência comentado artigo por artigo. 2. ed. Salvador: Juspodivm, 2016.
FARIAS, Lindbergh. A tentativa de usurpação do direito à escola das crianças com deficiência no Brasil. In: Revista Eletrônica do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, v. 5, n. 46, p. 54-57, nov. 2015.
GUEDES, Denyse Moreira. A importância da Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência como norma em nossa Carta Magna. Leopoldianum, ano 38, n. 104/105/106, p. 85-98, 2012.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Tradução por Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2003.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf. Acesso em 10 jul. 2018.
LIMA, Carolina Alves de Souza. A construção da cidadania e o direito à educação. 2011. Tese (Livre-Docência em Direitos Humanos) – Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
LOPEZ, Gonzalo. A importância da atuação articulada entre sociedade civil e o poder constituído, em especial, com o Ministério Público. In: GONZAGA, Eugênia Augusta; MEDEIROS, Jorge Luiz Ribeiro de. Ministério Público, sociedade e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília: ESMPU, 2018.
MARTINS, Paulo de Sena. O direito à educação na Carta Cidadã. RIL, Brasília, ano 56, n. 221, p. 223-246, jan./mar. 2019. Disponível em: http://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/56/221/ril_v56_n221_p223. Acesso em: 07 nov. 2019.
OLIVEIRA, Maria de Lourdes Lacerda. A luta por reconhecimento das pessoas com deficiência e o direito à educação inclusiva. 2015. Artigo (Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos PROEJA) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, São Paulo, 2015. Disponível em: https://spo.ifsp.edu.br/menu-ensino/80-menu-ensino-cursos/1029-produ%C3%A7%C3%B5es-2015-especializa%C3%A7%C3%A3o-em-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional-integrada-%C3%A0-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica-na-modalidade-eja-proeja. Acesso em: 18 ago. 2019.
PARREÑO, María José Alonso; SÁNCHEZ-DOPICO, Inés de Araoz. El impacto de la convención internacional sobre los derechos de las personas con discapacidad en la legislación educativa española. Madrid: Comité Español de Representantes de Personas com Discapacidad (CERMI); Ediciones Cinca, 2011. Colección Convención ONU, n. 6.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
RANIERI, Nina Beatriz Stocco. Panorama da judicialização do direito à educação no Supremo Tribunal Federal entre 2000 e 2015. In: TODOS PELA EDUCAÇÃO; EDITORA MODERNA (Orgs.). Reflexões sobre justiça e educação. São Paulo: Moderna, 2017. p. 123-132.
RASMUSSEN, Marit; LEWIS, Oliver. Introductory note to the United Nations Convention on the Rights of Persons with Disabilities. International Legal Materials, v. 46, p. 441-466, 2007.
ROCHA, Marcelo Hugo da. Do direito fundamental à educação inclusiva e o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Revista dos Tribunais, v. 963, p. 129-151, jan. 2016.
SANTOS, Martinha Clarete Dutra dos. Do direito à educação. In: SETUBAL, Joyce Marquezin; FAYAN, Regiane Alves Costa (Orgs.). Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência comentada. Campinas: Fundação FEAC, 2016.
SILVA, Marcos Wanderley da. Princípios constitucionais afetos à educação. São Paulo: SRS Editora, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acesso ao conteúdo do periódico, favor entrar em contato com:
Editora Fórum
0800 704 3737
vendas@editoraforum.com.br