O direito de acesso à Justiça sob a luz do Neoconstitucionalismo e a tutela de interesses tributários

Autores

  • Julcira Maria de Mello Vianna Lisboa Pontificia Universidade Católica de São Paulo
  • Guilherme Paes de Barros Geraldi Pontificia Universidade Católica de São Paulo
  • Filipe Costa Souza Pontificia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v16i46.757

Palavras-chave:

Acesso à justiça. Neoconstitucionalismo. Direito Tributário

Resumo

 Este artigo pretende analisar o direito de acesso à justiça sob o ponto de vista do Neoconstitucionalismo, utilizando como pano de fundo a tutela de interesses tributários. Para tanto, será feita uma breve análise da evolução do pensamento jurídico ao longo do tempo, a fim de situar os eventos que levaram ao desenvolvimento do Neoconstitucionalismo para, então, expor, de forma sucinta, as bases e objetivos desta escola que, dentre outras coisas, exige que os princípios constitucionais sejam interpretados e aplicados com a máxima eficácia possível, a fim de garantir a aplicação dos direitos humanos. A fim de dar concretude à exposição deste pensamento, analisar-se-á, sob sua ótica, o princípio constitucional do direito de acesso à justiça, utilizando como pano de fundo situações que envolvem a tutela de interesses tributários. Esta análise levará à conclusão de que, ao contrário do que se dá em outras áreas do direito, o acesso à justiça para a tutela de interesses tributários não é aplicado com a eficácia que seria devida, exigida pela atual fase do desenvolvimento jurídico, conforme é explicada pelo Neoconstitucionalismo.

Biografia do Autor

Guilherme Paes de Barros Geraldi, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Direito Constitucional e Processual Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutorando pela mesma Instituição. Advogado em São Paulo.

Filipe Costa Souza, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando em Direito Constitucional e Processual Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBET). Advogado em São Paulo.

Referências

Profa. Dra. Elizabeth Nazar Carrazza
Prof. Dr. Roque Antonio Carrazza
Prof. Dr. Renato Lopes Becho

Downloads

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Lisboa, J. M. de M. V., Geraldi, G. P. de B., & Souza, F. C. (2022). O direito de acesso à Justiça sob a luz do Neoconstitucionalismo e a tutela de interesses tributários. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 16(46), 177–204. https://doi.org/10.30899/dfj.v16i46.757