A construção da dignidade humana por meio da educação e do trabalho

Autores

  • Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coelho

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v6i21.286

Palavras-chave:

Dignidade Humana, Educação, Trabalho

Resumo

A dignidade da pessoa humana é princípio constitucional fundamental do ordenamento jurídico brasileiro, consistindo em importante diretriz a nortear o Estado em todas suas esferas de atuação. Deveras, somente assegurando a cada indivíduo o mínimo existencial para uma vida digna, com atendimento das necessidades básicas para o bem-estar e desenvolvimento pessoal, material e espiritual, será possível a construção de uma sociedade verdadeiramente solidária, consoante os ditames da Carta Magna. Todavia, a ordem social contemporânea não contempla as exigências mínimas de satisfação humana, restando grande parte da população à margem de qualquer amparo material, moral e intelectual, impossibilitada de prover, por meio do trabalho, o sustento e a dignidade para si e para os seus. Em face de uma sociedade dominada pelos interesses do capital em todas as suas dimensões, os menos privilegiados buscam na educação formal a possibilidade de ascensão e auto-realização. Cabe ao Estado a tarefa de universalizar o trabalho e propiciar uma educação transformadora, calcada no saber crítico e humanístico, apta a questionar e até mesmo modificar os mecanismos de acumulação de capital do modo de produção vigente, ao qual a própria máquina estatal encontra-se subordinada. É urgente a tomada de medidas capazes de alterar este panorama, resgatando o espírito crítico da sociedade e buscando novas formas de consciência social, para que todos vivam – e não apenas sobrevivam – de forma digna.

Biografia do Autor

Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coelho

Advogada e Docente Efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lotada na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP). Especialista em Direito Processual Civil pela UFU e Mestra em Direito Obrigacional Privado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), câmpus de Franca. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU, na linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação, sob orientação da Profª Drª Fabiane Santana Previtali. lucianazachariascoelho@gmail.com

Referências

ALVES, G. L. O Liberalismo e a Produção da Escola Pública Moderna. In LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Liberalismo e Educação em Debate. Campinas, SP:
Autores Associados, Histedbr, 2007.
BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no Século XX. 3. ed., Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1987.
CHAUÍ, M. S. O que é Ideologia. São Paulo: Abril Cultural/Editora Brasiliense, 1984.
FRANÇA, R. L. de. O Trabalho como Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. In LUCENA, C. (Org.). Capitalismo, Estado e Educação. Campinas: Editora Alínea, 2008.
HARVEY, D. A Produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
MATOS, H. Capital Social e Comunicação: interfaces e articulações. São Paulo: Summus Editorial, 2009.
MÉSZÁROS, I. A Educação para Além do Capital. Trad. Isa Tavares. 2. ed., São Paulo: Boitempo, 2008.
MONTORO, A. F. Introdução à Ciência do Direito. 25. ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
NASCIMENTO, E. M. F. S. et al. LDB, Ensino Superior e Construção da Cidadania. São Paulo: Editora Plêiade, 2000.
PONCE, A. Educação e Luta de Classes. Trad. José Severo de Camargo Pereira. 22. ed., São Paulo: Cortez, 2007.
SAES, D. República do Capital. São Paulo: Boitempo, 2001.
SANTOS, M. Os Deficientes Cívicos. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/dc_3_9.htm>. Acesso em: 15 jan. 2012.
SARLET, I. W. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 5. ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
SILVA JR., J. R. O Longo Período do Esgarçamento do Pacto Social Liberal. In LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Liberalismo e Educação em Debate.
Campinas, SP: Autores Associados, Histedbr, 2007.
VADE MECUM. 11. ed., atual. ampl. São Paulo: Saraiva, 2011.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Coelho, L. Z. G. F. (2012). A construção da dignidade humana por meio da educação e do trabalho. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 6(21), 163–175. https://doi.org/10.30899/dfj.v6i21.286