Direitos Fundamentais Sociais e Mínimo Existencial na Realidade Latino-Americana:

Brasil, Argentina, Colômbia e México

Autores

  • Cláudia Toledo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Paola Angelucci
  • Natascha Gomes
  • Mariana Ferreira
  • Larissa Reis
  • Fabíola Mattos
  • Isabel Lima
  • Anny Santana

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v13i41.624

Palavras-chave:

direitos fundamentais, mínimo existencial

Resumo

Este artigo divide-se em duas partes. Na primeira, faz-se a abordagem teórica dos temas direitos fundamentais sociais e mínimo existencial – e de questões que lhes são conexas –, com base em pesquisa bibliográfica. São então apresentados e justificados (i) os conceitos de direitos fundamentais sociais e de mínimo existencial; (ii) a noção de núcleo essencial de direitos fundamentais, bem como a de direitos prima facie e direitos definitivos; (iii) o conceito de dignidade humana; (iv) as dimensões individual e social da dignidade humana e seu enquadramento jurídico; (v) a demonstração da dignidade humana como parâmetro para fixação do conteúdo do mínimo existencial. Na segunda parte do artigo, verifica-se o tratamento concreto do conceito de mínimo existencial abstratamente delimitado. Examina-se a jurisprudência constitucional do Brasil, Argentina, Colômbia e México. Constata-se que, tanto no discurso doutrinário quanto jurisprudencial, o recurso ao direito ao mínimo existencial é marcado pela multiplicidade de definições e superficialidade de fundamentação, aproximando-se frequentemente muito mais do uso retórico-persuasivo da linguagem do que de argumentação jurídica racionalmente fundada. O desenvolvimento justificado dos argumentos expostos visa, assim, à contribuição ao aprimoramento técnico-conceitual desse debate.

Referências

Trata-se de artigo em que se publicam resultados de projeto de pesquisa de demanda universal do CNPq, ao qual se vinculou projeto de iniciação científica BIC e três dissertações de mestrado.

Downloads

Publicado

2020-03-18

Como Citar

Toledo, C., Angelucci, P., Gomes, N., Ferreira, M., Reis, L., Mattos, F., Lima, I., & Santana, A. (2020). Direitos Fundamentais Sociais e Mínimo Existencial na Realidade Latino-Americana:: Brasil, Argentina, Colômbia e México. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 13(41), 213–239. https://doi.org/10.30899/dfj.v13i41.624