O assédio moral na administração pública, dignidade humana e improbidade administrativa

Questões hermenêuticas sobre a efetividade do direito administrativo

Autores

  • Leonel Pires Ohlweiler

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v8i27.213

Palavras-chave:

Assédio Moral, Administração Pública, Dignidade Humana, Improbidade Administrativa

Resumo

O presente artigo investiga o tema do assédio moral na Administração Pública e a caracterização desta prática como ato de improbidade administrativa, em recente decisão do Superior Tribunal de Justiça. Debate-se a importância da dignidade humana no regime dos servidores públicos, com um conteúdo construído no âmbito da convivência política dos cidadãos e com base na perspectiva constitucional. As competências administrativas devem ser exercidas neste contexto, conforme as exigências de garantir a autonomia, respeito, liberdade e cuidado dos agentes públicos. O assédio moral na Administração Pública configura-se como espécie de desrespeito à dignidade dos servidores, por meio de agressões sistemáticas contra a liberdade, dignidade e personalidade. O caso julgado examinou a conduta de um agente político ao aplicar um castigo, deixando a servidora pública dentro de uma sala por um determinado período de tempo. A polêmica decisão judicial comentada nesta pesquisa adotou o entendimento segundo o qual o assédio moral configurou ato de improbidade administrativa que viola os princípios da Administração Pública. O debate sobre o tema surge com a discussão em relação à possibilidade do assédio moral determinar a prática de improbidade administrativa, bem como o dever de justificação das decisões judiciais.

Biografia do Autor

Leonel Pires Ohlweiler

Mestre e Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – São Leopoldo, RS. Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Professor de Direito Administrativo no Unilasalle – Canoas, RS. Membro do Conselho de Administração do TJRS, 2014/2015. leonelo@tj.rs.gov.br

Referências

BARROSO, Luís Roberto. A Dignidade Humana no Direito Constitucional Contemporâneo. A Construção de um Conceito Jurídico à Luz da Jurisprudência Mundial. 2ª reimp. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2013.
BOVINO, Maria. Il Mobbing (Dalla Scienza ala Giurisprudenza), In: www.diritto.it/docs/34076-il mobbing, ISSN 1127-8579, publicado em 17 out. 2012, acesso em 02 mar. 2014.
CANAZI, Daniele M. Percorsi Ermeneutici di Filosofia del Diritto. Torino: G. Giappichelli Editore, 2012.
DWORKIN, Ronald. Justiça para Ouriços. Coimbra: Almedina, 2012.
FREITAS, Juarez. O Controle dos Atos Administrativos e os Princípios Fundamentais. 5. ed., São Paulo: Malheiros Editores, 2013.
GADAMER, Hans-Georg. Verdad y Método. I. Fundamentos de una Hermenéutica Filosófica. 5. ed., Salamanca: Ediciones Sígueme, 1993.
GARCIA, Emérson; ALVES, Rogério Pacheco. Improbidade Administrativa. São Paulo: Saraiva, 2014.
GENTILE, Maria. Il Mobbing. Problemi e Casi Pratici nel Lavoro Pubblico. Milano: Giuffré Editore, 2009.
GIACOMUZZI, José Guilherme. A Moralidade Administrativa e a Boa-Fé da Administração Pública. (O Conteúdo Dogmático da Moralidade Administrativa). São Paulo: Malheiros, 2013.
GUTIÉRREZ GUTIÉRREZ, Ignácio. Dignidad de la Persona y Derechos Fundamentales. Madrid: Marcial Pons, 2005.
KANT, Immanuel. Fundamentación de la Metafísica de las Costumbres. Tradução de Manuel García Morente y Juan Miguel Palacios. Madrid: Editorial Tecnos, 2005.
MARTINS JÚNIOR, Wallace Paiva. Probidade Administrativa. São Paulo: Saraiva, 2001.
MASTINO, Casimiro. La Prima Sentenza di Risarcimento Danni per Mobbing nel Pubblico Impiego. Disponível em: www.diritto.it/material/lavoro/mastino/html. Acesso em 02 mar. 2014.
MINASSA, Alexandre Pandolpho. Assédio Moral no Âmbito da Administração Pública. Leme-SP: Habermann Editora, 2012.
OSÓRIO, Fábio Medina. Teoria da Improbidade Administrativa. Má Gestão Pública – Corrupção – Ineficiência. 3. ed., São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.
PERCES-BARBA MARTINEZ, Gregório. La Dignidad de la Persona desde la Filosofia del Derecho. Madrid: Dykinson, 2003.
ROCHA, Cármen Lúcia Antunes. Princípios Constitucionais dos Servidores Públicos. São Paulo: Saraiva, 1999.
SARLET, Ingo. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 9. ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.
SEELMAN, Kurt. Pessoa e Dignidade da Pessoa Humana na Filosofia de Hegel. In: Dimensões da Dignidade. Ensaios de Filosofia do Direito e Direito Constitucional, Ingo
Wolfgang Sarlet (Org.). Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, p. 45-60.
STEIN, Ernildo. Mundo Vivido: das vicissitudes e dos usos de um conceito da fenomenologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
______. Nas Proximidades da Antropologia. Ensaios e Conferências Filosóficas. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.
STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica Jurídica e(m) Crise: uma exploração hermenêutica da construção do Direito. 5. ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2004.
______. Hermenêutica Jurídica e(m) Crise: uma exploração hermenêutica da construção do Direito. 11. ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.
______. Jurisdição Constitucional e Decisão Jurídica. 3. ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013, p. 341.
______. Verdade e Consenso. Constituição, Hermenêutica e Teorias Discursivas. 4. ed., 2ª tiragem, São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Ohlweiler, L. P. (2014). O assédio moral na administração pública, dignidade humana e improbidade administrativa: Questões hermenêuticas sobre a efetividade do direito administrativo. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 8(27), 174–202. https://doi.org/10.30899/dfj.v8i27.213