A GOVERNANÇA DE DADOS NA CONSTRUÇÃO DAS CIDADES INTELIGENTES:

A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE NITERÓI/RJ

Autores

  • Daniela Juliano Silva Universidade Federal Fluminense - UFF- Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v22i51.1606

Palavras-chave:

Cidade Inteligentes, Riscos, Niterói/RJ

Resumo

Na sociedade da informação, as denominadas “cidades inteligentes” são o chamativo ideal para rotular essas urbes como centros de inovação, sob a bandeira de uma gestão democrática e sustentável. Essa “propaganda” atrai investidores e promove a sensação de que tais cidades são inclusivas e cada vez mais dialógicas quanto às necessidades de seus moradores.  As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm no setor público seu grande incentivador e usuário, sendo instrumentos indispensáveis para uma maior efetividade na prestação dos serviços públicos e na construção de uma gestão mais participativa. Diante de um universo de probabilidades, muitos desafios emergem e impõem reflexões a respeito de sua padronização, segurança e regulação. O presente artigo pretende refletir acerca dos usos das novas tecnologias na construção dessas cidades, partindo-se de um método dedutivo, tendo como técnica de pesquisa, o referencial bibliográfico presente nas lições de Morozov e Bria (2019) e Reia (2021), bem como uma metodologia exploratória, com um olhar sobre a experiência do Município de Niterói/RJ, ranqueada como a quinta cidade mais inteligente do Brasil.

 

Referências

ATZORI, Luigi; IERA, Antonio; MORABITO, Giacomo. The internet of things: a survey. Computer Networks, 2010.

BNDES. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Internet das coisas: um plano de ação para o Brasil. Novembro de 2017. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/269bc780-8cdb-4b9b-a297-53955103d4c5/relatorio-final-plano-de-acao-produto-8-alterado.pdf?MOD=AJPERES&CVID=m0jDUok.

BRIGGS, A.; BURKE, P. Uma história, social da mídia: de Gutemberg à Internet. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

BUETI, Maria Cristina. As TIC e a urbanização sustentável. In: Panorama setorial da internet: Smart cities, ano 9, n. 12, setembro 2017. Disponível em: https://nic.br/media/docs/publicacoes/6/panorama_setorial_ano-ix-n-2-smart-cities.pdf.

DUARTE, F. Crise das matrizes espaciais. São Paulo: Perspectiva, 2002.

FRANCISCO, Pedro Augusto Pereira. Dando ouvidos aos dispositivos: como resolver controvérsias em um debate sobre cidades inteligentes. In: Anais do II Encontro Internacional Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva. Volume 2, Número 1, Ano 2016.

GIMENEZ, T. A formação de professores de inglês: desafios da próxima década. In: Southern EFL Teacher´s Association Conference 3, 2000, Florianópolis.

KOMNINOS, Nicos. Intelligent Cities: Innovation, knowledge systems and digital spaces. London: Routledge, 2002.

MACAYA, Javiera F. Medina. Smart cities: tecnologias de informação e comunicação e o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e resilientes. In: Panorama setorial da internet: Smart cities, ano 9, n. 12, setembro 2017. Disponível em: https://nic.br/media/docs/publicacoes/6/panorama_setorial_ano-ix-n-2-smart-cities.pdf.

MAGRANI, Eduardo. A Internet das Coisas, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2018.

MANCINI, Mônica. Internet das Coisas: história, conceitos, aplicações e desafios. 2017. Disponível em: https://pmisp.org.br/documents/acervo-arquivos/241-internet-das-coisas-historia-conceitos-aplicacoes-e-desafios/file.

MARTINHÃO. Maximiliano. “Prefácio”. In: MAGRANI, Eduardo. A Internet das Coisas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2018.

MAZZUCATO, Mariana. COLLINGTON, Rosie. A grande falácia – como a indústria da consultoria enfraquece as empresas, infantiliza governos e distorce a economia. 1ª ed. São Paulo: Portfolio-Penguim, 2024.

MOROZOV, Evgeny; BRIA, Francesca. A cidade inteligente – tecnologias urbanas e democracia. São Paulo: Ubu, 2019.

RAMIRO, André; CANTO, Mariana. Rastros urbanos e a Covid-19: economia, políticas de vigilância e tecnologias de monitoramento. In: REIA, Jess; BELLI, Luca (org.). Smart Cities no Brasil. Belo Horizonte: Casa do Direito, 2021.

REIA, Jess. Agenda de cidades inteligentes no Brasil: governança urbana, relações de poder e desafios regulatórios. REIA, Jess; BELLI, Luca (org.). Smart Cities no Brasil. Belo Horizonte: Casa do Direito, 2021.

Publicado

2025-02-23

Como Citar

Juliano Silva, D. (2025). A GOVERNANÇA DE DADOS NA CONSTRUÇÃO DAS CIDADES INTELIGENTES: : A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE NITERÓI/RJ . Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 22(51). https://doi.org/10.30899/dfj.v22i51.1606