“Hermenêutica constitucional” e senso comum teórico dos juristas

O exemplo privilegiado de uma aula na TV

Autores

  • Lenio Luiz Streck
  • Rafael Köche
  • Fabiano Müller
  • Lucas Dallarosa Fogaça

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v6i19.313

Palavras-chave:

Hermenêutica Constitucional, Senso Comum Teórico, Crise do Ensino Jurídico

Resumo

O que se entende por Hermenêutica Constitucional? Uma aula sobre o tema em uma importante TV pública direcionada principalmente aos profissionais do Direito revelou, mais uma vez, o modo como a dogmática aborda o fenômeno jurídico e como compreendemos a interpretação do texto constitucional: uma verdadeira ilustração daquilo que Luis Alberto Warat chamou de senso comum teórico dos juristas. Nesse sentido, a partir da própria aula, descrevemos, trecho a trecho, os equívocos na reprodução descontextualizada e acrítica de teorias muitas vezes ultrapassadas. Por fim, questiona-se qual a responsabilidade que uma TV pública possui em permitir que sejam feitas tais simplificações, utilizando o espaço público sem qualquer filtragem, em mais uma manifestação da crise no ensino jurídico brasileiro.

Biografia do Autor

Lenio Luiz Streck

Doutor e Mestre em Direito pela UFSC (Florianópolis). Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa (Lisboa). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS (São Leopoldo). Professor visitante da UNESA (Rio de Janeiro), ROMA TRE (Roma - Itália) e FDUC (Coimbra - Portugal). Presidente de Honra do Instituto de Hermenêutica Jurídica (Porto Alegre). Membro catedrático da ABDConst (Curitiba). Coordenador do Núcleo de Estudos Hermenêuticos – DASEIN (São Leopoldo). Procurador de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. lenio@unisinos.br

Rafael Köche

Graduando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS-RS. Bolsista UNIBIC-UNISINOS. Membro do Núcleo de Estudos Hermenêuticos – DASEIN e do Grupo de Pesquisa Hermenêutica Jurídica (CNPq).

Fabiano Müller

Graduando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Bolsista PROBIC-FAPERGS. Membro do Núcleo de Estudos Hermenêuticos – DASEIN e do Grupo de Pesquisa Hermenêutica Jurídica (CNPq).

Lucas Dallarosa Fogaça

Graduando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Bolsista PIBIC-CNPq. Membro do Núcleo de Estudos Hermenêuticos – DASEIN e do Grupo de Pesquisa Hermenêutica Jurídica (CNPq).

Referências

BARROS, Flaviane de Magalhães. Interrogatório "on line". Jornal Carta Forense. Disponível em http://www.cartaforense.com.br/Materia.aspx?id=3401. Acesso em 20 out. 2011.
CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 5. ed., Coimbra: Almedina, 1999.
CARNEIRO, Wálber Araujo. Hermenêutica Jurídica Heterorreflexiva: uma teoria dialógica do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.
COELHO, Inocêncio Mártires; MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2008.
COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. Dogmática Crítica e Limites Linguísticos da Lei. Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica, nº 3, Porto Alegre, 2005, p. 37-8).
GRAU, Eros Roberto. Constituição. In: BARRETO, Vicente de Paulo Barreto. Dicionário de Filosofia Política. São Leopoldo: Unisinos, 2010.
LARENZ, Karl. Metodologia da Ciência do Direito. Trad. José Lamego. 3. ed., Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
MORAIS, José Luis Bolzan; COPETTI, André. Ensino Jurídico, Transdiciplinariedade e Estado Democrático de Direito: possiblidades e perspectivas para o estabelecimento de um novo paradigma. Revista do Instituto de Hermenêutico Jurídica. Crítica à Dogmática: Dos bancos acadêmicos à prática dos tribunais, nº 3, Porto Alegre, 2005, p. 45-82.
MÜLLER, Friedrich. Métodos de Trabalho de Direito Constitucional. 3. ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2005.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta Lingüístico-pragmática na Filosofia Contemporânea. São Paulo: Loyola, 1997.
OLIVEIRA, Rafael Tomaz de. Decisão Judicial e o Conceito de Princípio. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.
______. et. al. Mutação Constitucional e Democracia: uma (des)construção hermenêutica do problema da intervenção do senado em sede de controle difuso da constitucionalidade. Anais do IX Simpósio Nacional de Direito Constitucional da ABDConst, Curitiba, 2011, p. 355-383. Disponível em: http://www.abdconst.com.br/revista3/franca.pdf.
ROHDEN, Luiz. Interfaces da Hermenêutica. Caxias do Sul: EDUCS, 2008.
SARMENTO, Daniel. O Neoconstitucionalismo no Brasil. In: LEITE, George Salomão; SARLET, Ingo Wolfgang (Coord.). Direitos Fundamentais e Estado Constitucional. São Paulo: RT, 2008, pp. 9-49.
______. (Org.). Filosofia e Teoria Constitucional Contemporânea. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.
SILVA, José Afonso. Aplicabilidade das Normas Constitucionais Programáticas. 6. ed., São Paulo: Malheiros, 2003.
SILVA FILHO, José Carlos Moreira da. Hermenêutica Filosófica e Boa-fé-Objetiva. Rio de Janeiro, 2006.
SILVA, Virgílio Afonso da. Interpretação Constitucional e Sincretismo Metodológico. São Paulo: Malheiros, 2005.
______. Aplicabilidade das Normas Constitucionais. 6. ed., São Paulo: Malheiros, 2003.
STRECK, Lenio Luiz. De como a Dogmática Jurídica traiu a Filosofia. In: MACHADO, Felipe; CATTONI, Marcelo (Coord.). Constituição e Processo: entre o Direito e a Política. Belo Horizonte: Forum, 2011.
______. Hermenêutica Jurídica e(m) Crise. 10. ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.
______. Jurisdição Constitucional e Hermenêutica. 2. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2004.
______. O Que é Isto – Decido conforme minha Consciência? Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.
______. Verdade e Consenso. 4. ed., São Paulo: Saraiva, 2011.
TASSINARI, Clarissa. et. al. Estudos sobre (Neo)Constitucionalismo. São Leopoldo: Oikos, 2009.
WARAT, Luis Alberto. Introdução Geral ao Direito I. Porto Alegre: Fabris, 1994.
______. Introdução Geral ao Direito II. Porto Alegre: Fabris, 1995.
______. Manifesto do Surrealismo Jurídico. São Paulo: Acadêmica, 1988.
______. Saber Crítico e Senso Comum Teórico dos Juristas. In: Revista Busca Legis, nº 5, jun. 1982, p. 48-57.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Streck, L. L., Köche, R., Müller, F., & Fogaça, L. D. (2012). “Hermenêutica constitucional” e senso comum teórico dos juristas: O exemplo privilegiado de uma aula na TV. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 6(19), 237–261. https://doi.org/10.30899/dfj.v6i19.313