Capitalismo, crise econômica e a preservação dos direitos fundamentais dos trabalhadores nas transformações ocorridas no mercado de trabalho, em especial, a propalada reforma trabalhista

Autores

  • Patrícia Dittrich Ferreira Diniz
  • Marco Antônio César Villatore

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v7i25.235

Palavras-chave:

Capitalismo, Crise Econômica, Reforma Trabalhista, Direitos Fundamentais, Princípio da Proteção, Direito Comparado

Resumo

As crises econômicas fazem parte do sistema capitalista, pois é exatamente neste momento que este se move, reinventa-se e traz a transformação necessária para a sua própria manutenção. Normalmente, as mutações estão relacionadas com os elementos essenciais desse sistema, quais sejam, a existência do trabalhador livre assalariado, a propriedade privada, o mercado de trabalho, o mercado para a troca de produtos visando ao lucro e a criação de necessidades simbólicas. A globalização intencionalmente criada foi um exemplo desta mudança, pois tinha o intuito de diminuir a força dos trabalhadores, o seu poder de negociação e até mesmo diminuir os seus salários, visando sempre ao aumento de lucro e à manutenção do sistema. A propalada reforma trabalhista é mais um capítulo desta transformação, mas somente pode ser concretizada através de uma visão desenvolvimentista sustentável, com fundamento nos princípios da proteção e na preservação dos direitos fundamentais dos trabalhadores, porquanto somente assim se poderá falar em um desenvolvimento efetivo. Para este trabalho não permanecer apenas no plano teórico, apresentam-se pontos da reforma trabalhista na Itália realizada através da Lei nº 92/2012 determinantes em alterações do Estatuto dos Trabalhadores, em especial, na extinção do contrato de trabalho, retratação da dispensa, complementação salarial e no ASpI – Seguro Social para o Emprego –, exemplo prático que demonstra a necessidade e a importância de determinadas reformas, principalmente, quando se pretende estender benefícios, mesmo que menores, para o maior números de pessoas.

Biografia do Autor

Patrícia Dittrich Ferreira Diniz

Advogada, Membro da Comissão de Assédio Moral e Conselho de Orientação e Ética, todos na Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Especialista em Direito Tributário e Direito do Trabalho, Mestranda em Direito Econômico e Socioambiental, ambos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro do Grupo de Pesquisa “Desregulamentação do Direito, do Estado e Atividade Econômica: Enfoque Laboral”. patridf@yahoo.com.br

Marco Antônio César Villatore

Pós-Doutorando em Direito pela Universidade de Roma II (UNIROMA II - Tor Vergata), Doutor pela Universidade de Roma I (UNIROMA I - La Sapienza), revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor Adjunto concursado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Professor Titular do Curso de Mestrado e do Doutorado em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Líder do Grupo de Pesquisa “Desregulamentação do Direito, do Estado e Atividade Econômica: Enfoque Laboral”. Advogado (disponível em http://www.villatore.com.br). marcovillatore@gmail.com

Referências

AMARAL, Júlio Ricardo de Paula. Eficácia dos Direitos Fundamentais nas Relações Trabalhistas. São Paulo: LTr, 2007.
ARAÚJO, Adriane Reis de. O Assédio Moral Organizacional. São Paulo: LTr, 2012.
ARAUJO, Filipe Augusto Lopes de; VILLATORE, Marco Antônio César. O Direito do Trabalho em Tempos de Crises. In: Wilson Ramos Filho. (Org.). Trabalho e Regulação no Estado Constitucional. Curitiba: Juruá, 2011, v. III, p. 63-82.
BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Desenvolvimento e Crise no Brasil. 9. ed., São Paulo: Brasiliense, 1980.
CAPRA, Frijot. As Conexões Ocultas. São Paulo: Cultrix, 2006.
COUTINHO, Aldacy Rachid. Direito do Trabalho de Emergência. In Revista da Faculdade de Direito da UFPR, Curitiba, ano 30, nº 30, 1998.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos da Teoria Geral do Estado. 28. ed., São Paulo: Saraiva, 2009.
DELGADO, Mauricio Godinho. Princípio de Direito Individual e Coletivo de Trabalho. 2. ed., São Paulo: LTr, 2004.
DINIZ, Patrícia Dittrich Ferreira. O Papel do Poder Judiciário na Busca da Felicidade. Artigo apresentado no III Congresso Brasileiro de Sociologia do Direito realizado nos
dias 25 a 27 de novembro de 2012 na UFPR.
FOSTER, John Bellamy. O Conceito de Natureza em Marx: materialismo e natureza. 3. ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
FURTADO, Celso. Os Desafios da Nova Geração. Artigo extraído da Revista de Economia Política. Vol. 24, nº 4 (96) out./dez. 2004.
GÊNOVA, Leonardo de. O Princípio da Proteção no Século XXI: os novos desafios do trabalhador brasileiro. São Paulo: LTr, 2009.
GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
HARVEY, David. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 5. ed., Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
______. Entrevista: David Harvey fala sobre a Crise do Capitalismo. Extraído do site: http://youtu.be/VOiFVW0eTeo. Acesso em: 11 fev. 2013.
HOFFMANN, Fernando. O Princípio da Proteção ao Trabalhador e a Atualidade Brasileira. São Paulo: LTr, 2003.
LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
MARTINI, Karlla Maria; DINIZ, Patrícia Dittrich Ferreira. O Impacto do Estado de Direito Socioambiental no Princípio da Dignidade. Tese aprovada e apresentada na I Jornada Latino-Americana de Direito e Meio Ambiente realizada nos dias 22 e 23 de novembro de 2012 na UFSC. Publicada nos anais do evento.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro primeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
NETTO, José Paulo. O Leitor de Marx. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
PRADO, Lídia Reis de Almeida. O Juiz e a Emoção: aspectos da lógica judicial. 4. ed., Campinas, SP: Millennium, 2008.
Reportagem: O Neoliberalismo na Berlinda. Extraído do site: http://www.cartacapital.com.br/internacional/o-neoliberalismo-na-berlinda/. Data da reportagem: 13 abr. 2012. Acessado em: 18 nov. 2012.
ROMITA, Arion Sayão. Flexigurança: a reforma do Mercado de trabalho. São Paulo: LTr, 2008.
______. Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho. 3. ed., São Paulo: LTr, 2009.
SABADELL, Ana Lúcia. Manual de Sociologia Jurídica: introdução a uma leitura externa do direito. 4. ed., São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.
SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 9. ed., Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.
SCHIER, Paulo Ricardo. Filtragem Constitucional: construindo uma nova dogmática jurídica. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Editor, 1999.
SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Tradução: Maria Sílvia Possas. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras: 2010.
SITE: http://www.cartacapital.com.br/internacional/o-neoliberalismo-na-berlinda/. Acessado em 18 nov. 2012.
SZTOMPKA, Piotr. A Sociologia da Mudança Social. Tradução Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
VALLEBONA, Antonio. La Riforma del Lavoro 2012. Itália: G. Giappichelli Editore, 2012.
VILLATORE, Marco Antônio César; PETRUCCI, Fabio. Crise Econômica e Direito do Trabalho - Direito de Emergência da Itália. In: 49º Congresso Brasileiro de Direito do
Trabalho, 2009, São Paulo. Jornal do 49º Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2009. p. 17-18.
______; BOSKOVIC, Alessandra Barichello. Crise Econômica: aspectos econômicos e sociais. In: André Jobim de Azevedo; Marco Antônio César Villatore. (Org.). Direito do Trabalho - XIV Jornadas Luso-hispano-brasileiras - Anais. Curitiba: Juruá, 2010, p. 49-77.
WEBER, Max. A Ética Protestante e o “espírito” do Capitalismo. Tradução: José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Diniz, P. D. F., & Villatore, M. A. C. (2013). Capitalismo, crise econômica e a preservação dos direitos fundamentais dos trabalhadores nas transformações ocorridas no mercado de trabalho, em especial, a propalada reforma trabalhista. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 7(25), 191–216. https://doi.org/10.30899/dfj.v7i25.235