Eleições, dinheiro e democracia

A ADI 4.650 e o modelo brasileiro de financiamento de campanhas eleitorais

Autores

  • Daniel Sarmento
  • Aline Osorio

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v8i26.233

Palavras-chave:

Financiamento de Campanhas, Eleições, Supremo Tribunal Federal, Igualdade Política, Democracia

Resumo

O presente artigo se dedica a analisar a constitucionalidade das regras previstas na legislação brasileira para a admissão de contribuições a campanhas eleitorais, que foram impugnadas no STF por meio da ADI 4.650. Nele são examinados os quadros empírico e normativo do financiamento privado de campanhas no Brasil, com o propósito de evidenciar as patologias produzidas pela excessiva infiltração do poder econômico no processo eleitoral. Diante deles, o estudo defende a adoção do denominado modelo democrático de financiamento eleitoral, nos moldes propostos na ADI, por entender que é o modelo que melhor realiza os princípios da democracia, da igualdade e da República e que contribuirá para o fortalecimento da representatividade e da legitimidade democrática do nosso sistema político.

Biografia do Autor

Daniel Sarmento

Professor Adjunto de Direito Constitucional da UERJ, Mestre e Doutor em Direito Público pela UERJ, com pós-doutorado na Yale Law School e Procurador Regional da República. Em conjunto com Cláudio Pereira de Souza Neto, foi autor da representação encaminhada ao Conselho Federal da OAB visando à propositura da ADI 4.650. dsarmento@mpf.mp.br

Aline Osorio

Advogada e Mestranda em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. aline.osorio@bgcb.adv.br

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Publicado

2014-03-30

Como Citar

Sarmento, D., & Osorio, A. (2014). Eleições, dinheiro e democracia: A ADI 4.650 e o modelo brasileiro de financiamento de campanhas eleitorais. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 8(26), 15–38. https://doi.org/10.30899/dfj.v8i26.233