O sistema de cotas raciais na política educacional do país. Respeito à cidadania?

Autores

  • Edilson Pereira de Godoy
  • Zaiden Geraige Neto

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v8i27.216

Palavras-chave:

Política Pública, Cidadania, Educação, Sistema de Cotas Raciais

Resumo

O sucesso e o bem estar de um povo se medem pela qualidade de vida de seus cidadãos e por sua capacidade de desenvolvimento. O Brasil é um país onde as condições naturais são extremamente favoráveis ao seu desenvolvimento, porém, a persistência em equívocos históricos é a causa do nosso insucesso. Sabemos que, por tradição, a maior parte da população não participa da vida política por falta de interesse, e até mesmo por falta de compreensão do que representa o sistema político na vida em sociedade. Para mudarmos esse quadro e outras situações de atraso, uma das perspectivas é a aplicação de um sistema de educação de qualidade, por um longo período de tempo, para se consolidar a capacidade intelectual dos cidadãos e assim, se possa progredir sem a coerção das leis. Esse tipo de atividade estatal é denominada política pública e, dentro das políticas públicas da área de educação, temos o sistema de cotas raciais para ingresso no ensino superior público e em concursos públicos. Essa sistemática pretende materializar um resgate histórico e permitir aos cidadãos agredidos pelos equívocos governamentais passados a possibilidade às vagas no ensino público de qualidade e aos cargos públicos objeto de concursos. O debate em torno do tema é bastante extenso, e nem sempre pacífico. Porém, neste artigo, defende-se uma posição de alterações (aprimoramentos ou complementação) ao regime de cotas, apresentando-se uma solução que se some aos resultados até aqui alcançados, mantendo-se em consonância com as diretrizes constitucionais, a lei de diretrizes e bases e o plano nacional de educação, visando abarcar principalmente as crianças e adolescentes, futuros beneficiários dessa proposta de incremento da política pública para a educação nacional.

Biografia do Autor

Edilson Pereira de Godoy

Mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto/SP – UNAERP. Professor e Consultor do Instituto Brasileiro de Administração Pública, Ribeirão Preto/SP e Professor e Tutor Eletrônico do Centro Universitário Anhanguera, Ribeirão Preto/SP. edilson.godoy@aedu.com

Zaiden Geraige Neto

Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP – PUC-SP. Professor de Direito do Mestrado Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto/SP – UNAERP. Professor convidado do Curso Presencial de Pós-graduação “lato sensu” em Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto/SP (FDRP/USP). MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro/RJ. Membro Efetivo e Diretor de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados de São Paulo/SP – IASP. Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rio de Janeiro/RJ – IAB. Parecerista e Consultor da Revista do Conselho da Justiça Federal. Advogado. zgneto@uol.com.br

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

de Godoy, E. P., & Neto, Z. G. (2014). O sistema de cotas raciais na política educacional do país. Respeito à cidadania?. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 8(27), 108–128. https://doi.org/10.30899/dfj.v8i27.216