A (in)justiça e a (in)tolerância na resolução dos conflitos territoriais envolvendo direito indígena

Autores

  • Daniela Gomes

DOI:

https://doi.org/10.30899/dfj.v9i30.181

Palavras-chave:

Direito Indígena, (In)Justiça, Propriedade Privada, (In)Tolerância

Resumo

Apesar de o direito indígena ao solo ser ainda uma área pouco explorada pela ciência jurídica brasileira, esse tema, em razão dos conflitos territoriais entre indígenas e agricultores ocorridos nos últimos anos, vem ganhando repercussão nacional, especialmente diante da necessidade de se avaliar a existência de um direito originário e, ao mesmo tempo, de se discutir a formulação de um marco regulatório para as demarcações de terras indígenas. No Brasil, em diversas ocasiões que envolvem o conflito entre o direito indígena ao solo e o direito de propriedade, visualiza-se, por um lado, um cenário de injustiça quanto à aplicação do direito diante do caso concreto, e, por outro, a intolerância quanto ao reconhecimento de direitos culturais. Face a essa situação, a partir da contribuição da teoria da justiça, com o objetivo de avaliar a (in)justiça na resolução das demandas pela posse e pela propriedade de terras e a (in)tolerância quanto ao reconhecimento do direito indígena ao solo, busca-se, inicialmente, considerar o tratamento jurídico da questão indígena a partir da Constituição Federal de 1988 e compreender a tensão social originada pela demanda de demarcação de terras indígenas. Por conseguinte, procura-se abordar a (in)justiça e a (in)tolerância na resolução dos conflitos territoriais.

Biografia do Autor

Daniela Gomes

Doutoranda em Direito pela Estácio de Sá – UNESA. Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Professora do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Meridional – IMED. Advogada. danielagomes@imed.edu.br

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 6. ed., São Paulo: Martin Claret, 2013.
BARRETTO, Vicente de Paulo (Coord). Dicionário de Filosofia do Direito. Rio de Janeiro: Livraria Editora Renovar; São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009.
______. Tolerância, Exclusão Social e os Limites da Lei. In: BARRETTO, Vicente de Paulo. O Fetiche dos Direitos Humanos e outros Temas. Porto Alegre: Livraria do
Advogado Editora, 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa Brasileira de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 15 jun. 2013.
CARINI, Joel João. Estado, Índios e Colonos: o conflito na reserva indígena de Serrinha-norte do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: UPF, 2005.
CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras: Secretaria Municipal de Cultura: FAPESP, 1992.
SANDEL, Michel J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. 9. ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
TOURINHO NETO, F. C. Os Direitos Indígenas e a Constituição. Porto Alegre: Sérgio Fabris Editor, 1993.
VILAS BOAS, Márcia Cristina Altvater. Os Povos Indígenas Brasileiros e a Transição Paradigmática: da integração à interação. Porto Alegre: Núria Fabris, 2012.

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Gomes, D. (2015). A (in)justiça e a (in)tolerância na resolução dos conflitos territoriais envolvendo direito indígena. Revista Brasileira De Direitos Fundamentais & Justiça, 9(30), 115–138. https://doi.org/10.30899/dfj.v9i30.181